30/08/2019 - Operações nacionais de cargas apresentam altas nos últimos meses por Viracopos

O volume de carga nacional transportada a partir do Terminal de Carga de Viracopos teve crescimento de 996,98% nos primeiros sete meses deste ano, indicando o aquecimento do setor que prepara investimentos para os próximos meses com novas aeronaves e novas rotas pelo território brasileiro.

De janeiro a julho deste ano, foram 21.084 toneladas de carga que embarcaram ou desembarcaram pelo TECA de Viracopos ante 1.922 toneladas no mesmo período do ano passado. Para isso, duas das principais empresas de transporte de carga doméstica que operam em Viracopos, Azul Cargo e Modern Logistics já preparam uma série de investimentos e miram a continuidade das altas neste setor, que está em franco crescimento.

Modern
A empresa Modern Logistics, que tem Viracopos como ponto inicial dos serviços de transporte de carga nacional, confirmou que, em termos de peso transportado em 2019, obteve crescimento de mais de 100% em relação a 2018.

A intenção da companhia aérea é aumentar em breve a frota de cinco aeronaves que possui hoje, sendo elas modelos Boeing 737-400, Boeing 737-300 e Cessna Caravan.

A empresa possui duas rotas regulares para o transporte de cargas nacionais, sendo elas: Viracopos/Manaus/Brasília/Viracopos e Viracopos/Recife/Brasília/Viracopos. A empresa informou que também realiza fretamentos.

A Modern confirmou que estuda novos investimentos nos próximos meses e que os projetos serão divulgados após o aporte financeiro. A empresa foi fundada em 2014 e, na ocasião, não possuía nenhuma aeronave. Somente após o início, a companhia adquiriu a primeira aeronave.

Azul Cargo Express
Quase 650 voos cumpridos e oito milhões de kg de cargas transportadas. Em pouco mais de sete meses de operação, as aeronaves cargueiras da Azul registram números expressivos e mostram que o setor de carga aérea atravessa 2019 com otimismo. Juntas, Campinas, Manaus, Recife e Fortaleza, cidades do país que concentram grande parte do fluxo cargueiro, acumulam 80% das demandas.

Adquiridos para proporcionar maior flexibilidade à Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, os aviões cargueiros da companhia começaram a voar em outubro e dezembro do ano passado. As aeronaves modelo Boeing 737-400 Cargo podem transportar até 20 toneladas de materiais a cada voo, ou 11 pallets, e entraram em operação para fortalecer a capacidade de ofertar soluções customizadas para os Clientes, ampliando os negócios da empresa. Além das quatro maiores bases de operação, os cargueiros também têm cumprido voos para Belém, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Ao longo das horas de voo já contabilizadas, as aeronaves transportaram, em sua maioria, produtos eletrônicos. Clientes desse segmento costumam optar pelo transporte aéreo por conta da rapidez, eficiência e segurança. A diretora da Azul Cargo Express, Izabel Reis, faz um balanço positivo dos primeiros meses de atuação dos cargueiros e ressalta que a empresa busca novos parceiros para consolidar o serviço personalizado.

“A chegada dessas aeronaves revolucionou o nosso modelo de negócios e nos proporcionou maior flexibilidade e capacidade de oferta aos nossos Clientes. Esses cargueiros estão nos ajudando a aprimorar a nossa atuação e continuar oferecendo um produto diferenciado e extremamente eficiente, contribuindo para a satisfação de quem contrata o nosso serviço de cargas. Continuamos abertos a fechar novos negócios e voar ainda mais longe com os nossos aviões”, ressalta Izabel.