Português do BrasilEscolha o idioma
Aeroporto Internacional de Viracopos
Você está em: Home » Institucional » Imprensa »

29/09/2017 - Aeroporto de Viracopos realiza simulado de emergência aeronáutica


crédito: Fernado Gramari

O Aeroporto Internacional de Viracopos realizou nesta quinta-feira, dia 28/09, o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica – ESEA 2017. Com participação de aproximadamente 300 pessoas, 30 veículos, entre resgate e apoio, cinco caminhões de bombeiro e do helicóptero Águia, da Polícia Militar, a atividade aconteceu em um dos pátios de aeronaves do aeroporto e simulou um acidente com um avião, envolvendo 45 vítimas, sendo que oito delas precisaram ser removidas com emergência em ambulâncias para quatro hospitais.

 

O objetivo do ESEA é simular a resposta a uma emergência aeronáutica completa, ocorrida no aeródromo ou em seu entorno, sendo avaliadas simultaneamente as ações integradas necessárias para minimizar os impactos de um acidente desta natureza.

 

O Exercício Simulado mobilizou todas as áreas do aeroporto. Um anúncio sonoro foi feito no sistema de som do saguão para alertar passageiros e tripulantes sobre a realização do simulado. O ESEA começou a ser planejado há seis meses e precisa ser realizado a cada três anos para testar o Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA) conforme está previsto no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 153.

 

No treinamento, foi simulado que uma aeronave sofreu um incêndio após o pouso e precisou ser evacuada com 67 pessoas a bordo, sendo 5 tripulantes e 62 passageiros. Em seguida, a Torre de Controle acionou o COE (Centro de Operações de Emergência) de Viracopos às 11h17.

 

O COE imediatamente acionou os Bombeiros de Viracopos, que chegaram ao local do acidente 11h19. Já o Posto Médico de Viracopos foi acionado às 11h19 e chegou ao local do acidente às 11h25 com a ambulância e os médicos do aeroporto. O Simulado foi encerrado às 12h54.

 

“O tempo de resposta das equipes de emergência de Viracopos e de outros órgãos foi eficaz. A ideia do simulado é testar o grau de preparação de todos os órgãos de resgate e defesa civil, além de identificar o que pode ser melhorado”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

 

A atividade aconteceu no pátio 2. Participaram do simulado colaboradores do aeroporto, entre COE (Centro de Operações de Emergência), CGC (Centro de Gerenciamento de Crise), bombeiros do terminal, equipe médica, CVE (Corpo de Voluntários de Emergência) e gerências de Operações, de Segurança e de SGSO (Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional).

 

O ESEA, que durou cerca de 3 horas, é um dos treinamentos de emergência mais importantes do aeroporto, devido a sua grandeza e número de participantes. “Precisamos manter todas as nossas equipes de emergência bem treinadas, assim como estar bem alinhados com os demais envolvidos. Só assim conseguiremos ter êxito em caso de uma emergência aeronáutica em Viracopos”, ressaltou o gerente de Segurança do aeroporto, Sérgio Joau.

 

Também participaram representantes das polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Estadual, SAMU, Grupo GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências Paulista), bombeiros militares, equipes de emergência da Concessionária AB Colinas, da CCR Autoban, Emdec, Setec, Defesa Civil e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), além de integrantes da Aeronáutica e do Exército. “Tudo foi realizado como se fosse um caso de uma situação real”, explicou o coordenador de Planejamento e Resposta à Emergência de Viracopos, Wesley Ramos Correa.

 

Familiares

 

O simulado também testou o atendimento aos familiares das vítimas no acidente dentro do plano chamado PAFAVIDA (Plano de Assistência aos Familiares das Vítimas de Desastre Aéreo). No caso, 34 familiares dos passageiros ficaram no auditório da Torre de Controle do aeroporto. No local, eles receberam informações e apoio de funcionários das companhias aéreas que participaram do simulado Latam, GOL e Azul.

 

Aeroporto Internacional de Viracopos

Rodovia Santos Dumont, km 66 - Campinas/SP - 13.052-901 - Tel: (19) 3725-5000

© 2013. Aeroportos Brasil. Todos os direitos reservados.