Português do BrasilEscolha o idioma
Aeroporto Internacional de Viracopos
Você está em: Home » Institucional » Imprensa »

24/09/2018 - Viracopos realiza exercícios simulados de abandono da Torre e do CEV

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, por meio da Gerência de Segurança, realizou nos dias 18 e 19 de setembro de 2018, os Exercícios de Avaliação dos Módulos do SREA (Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária), que foram executados juntamente aos Exercícios Simulados de Abandono da Torre de Controle de Viracopos e do Centro Empresarial de Viracopos.
 
A realização destes exercícios, além de atenderem aos requisitos das legislações vigentes, são fundamentais para a verificação da operacionalidade e promoção da melhoria contínua dos procedimentos previstos no SREA.

“O objetivo foi alcançado. Durante a realização dos referidos exercícios foi possível testar o grau de preparação e identificar o que pode ser melhorado. Dessa forma, agora, iniciamos a fase de mapeamento das oportunidades de melhoria e a sua oportuna implementação para atualização dos nossos planos do SREA e, mais uma vez, o apoio de cada um será de fundamental importância”, disse Wesley Ramos Correa, Coordenador de Planejamento e Resposta à Emergência de Viracopos.

Estes simulados estão previstos na Programação Anual de Exercícios Simulados do SREA de Viracopos [Triênio 2018 – 2020], para verificação dos procedimentos previstos no PLEM (Plano de Emergência) do Aeroporto de Viracopos, Revisão 7.

Os testes também serviram para verificar a prontidão operacional no atendimento às emergências. Foram realizados os seguintes exercícios modulares: (i) M - 06 Remoção de Vítimas; e (ii) M - 08 PCINC (Plano Contra Incêndio de Aeródromo).  

“Vale destacar que os referidos exercícios foram realizados juntamente aos Exercícios Simulados de Abandono da Torre de Controle de Viracopos e do Centro Empresarial de Viracopos, tendo em vista a otimização dos recursos envolvidos”, completou o Coordenador de Planejamento e Resposta à Emergência de Viracopos.

Durante a realização dos exercícios foram realizados os seguintes acionamentos:

  1. CAMES (Central de Acionamento e Monitoramento Eletrônico de Segurança);
  2. COE (Centro de Operações de Emergência e Gerenciamento de Crise);
  3. SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis);
  4. SME (Serviço Médico de Emergência e Remoção de Vítimas;
  5. SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – acionado somente no dia 18/09/2018;
  6. Radiopatrulha Aérea PM/SP (Águia) – acionado somente no dia 18/09/2018, além do uso do helicóptero Águia, da PM;
  7. Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (7º GB PM/SP) – acionado somente no dia 18/09/2018; e
  8. EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A) – acionado somente no dia 18/90/2018.

A Aeroportos Brasil Viracopos agradece o apoio de toda equipe da EPTA Viracopos/Campinas, Centro Empresarial Viracopos, SAMU/Campinas, Radiopatrulha Aérea PM/SP (Águia), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (7º GB PM/SP), EMDEC, bem como todos os colaboradores entidades e/ou recursos internos e externos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização dos exercícios.

Aeroporto Internacional de Viracopos

Rodovia Santos Dumont, km 66 - Campinas/SP - 13.052-901 - Tel: (19) 3725-5000

© 2013. Aeroportos Brasil. Todos os direitos reservados.