Português do BrasilEscolha o idioma
Aeroporto Internacional de Viracopos
Você está em: Home » Institucional » Imprensa »

20/09/2019 - Viracopos participa de 2ª AeroFauna com palestra sobre estudo do manejo de fauna no aeroporto

O Aeroporto Internacional de Viracopos marcou presença na 2ª edição do AeroFauna, que aconteceu no IBAS 2019 (International Brazil Air Show), nos dias 11, 12 e 13 de setembro, em Guarulhos (SP). Representantes das áreas de Meio Ambiente e da Gerência de SGSO participaram da programação sobre gerenciamento de Risco de Fauna no Brasil.

O analista ambiental de Viracopos, Tiago Porto Aranha, apresentou a palestra intitulada “Qual a eficácia do manejo de fauna em aeródromos? Um estudo de caso no aeroporto de Viracopos”, que teve como objetivo apresentar as ações para gerenciamento do risco da fauna do aeroporto e os resultados positivos obtidos ao longo de cinco anos de experiência no manejo indireto de fauna, bem como as perspectivas futuras para as atividades executadas no aeroporto.

O AeroFauna é considerado o maior evento específico sobre Gerenciamento do Risco da Fauna à Aviação, atualmente em execução no Brasil. Estiveram presentes profissionais de todo o Brasil, representando diversos órgãos públicos da aviação (ANAC, SAC, CENIPA, Aeronáutica, DAESP), ambientais (IBAMA, CETESB, DeFau) e participação de membros internacionais (FAA Federal Aviation Administration e WBS – World Birdstrike Association), além de diversos operadores de aeródromos e empresas aéreas.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), colisões entre aeronaves e fauna, principalmente aves, são o tipo de incidente mais repetitivo na aviação mundial e representa hoje uma das maiores preocupações para o setor aéreo.  Eventos desta natureza já vitimaram mais de 470 pessoas e custam aproximadamente US$ 3 bilhões anualmente. A estimativa é que, no Brasil, o prejuízo financeiro anual, entre 2011 e 2016, tenha sido superior a US$ 65 milhões.

“A troca de informações e experiências que deram certo é importante entre os profissionais que trabalham no gerenciamento do risco da fauna de modo que soluções semelhantes possam ser aplicadas em diversos sítios aeroportuários. Essa integração serve para aumentar os níveis de segurança de voo e reduzir os prejuízos econômicos e operacionais advindos das colisões entre animais e aeronaves, portanto, é de extrema importância para o segmento da aviação”, disse Tiago Aranha.

“Viracopos conseguir um espaço para apresentar seu projeto denota a maturidade e a qualidade da gestão de fauna no aeroporto, que é fruto de um trabalho integrado entre diversas áreas da Aeroportos Brasil Viracopos”, completou o analista ambiental de Viracopos.

 

Aeroporto Internacional de Viracopos

Rodovia Santos Dumont, km 66 - Campinas/SP - 13.052-901 - Tel: (19) 3725-5000

© 2013. Aeroportos Brasil. Todos os direitos reservados.