Português do BrasilEscolha o idioma
Aeroporto Internacional de Viracopos
Você está em: Home » Institucional » Imprensa »

04/04/2019 - Viracopos realiza palestra para informar moradores do entorno do sobre riscos para aviação

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizou uma palestra destinada a moradores do entorno do aeroporto com o objetivo de conscientizá-los e alertá-los sobre os perigos para aviação como soltura de balões, apontamento de laser para aeronave, o uso do drone e o descarte irregular do  lixo que podem atrair aves e gerar riscos de colisões com aeronaves.

Participaram da palestra, moradores de 13 bairros do entorno, tais como, por exemplo, Planalto Viracopos, Cidade Singer, Parque Universitário, Campo Belo, São Cristóvão e DIC 6. Ao todo, foram 45 pessoas, além do subprefeito do distrito do Ouro Verde, Edison Cunha, e do assessor do gabinete do vice-prefeito de Campinas, Ronaldo Dias. 

“É muito importante levarmos estas informações  à população que reside próximo ao aeroporto, uma vez que a maioria dos acidentes aéreos ocorrem no pouso e decolagem de aeronaves. A intenção é que essas pessoas possam atuar como agentes fiscalizadores na proteção de seus próprios bairros”, disse a gerente de Segurança Operacional de Viracopos, Rosa Brollo, que na semana passada também assumiu a Presidência do Grupo BAIST (Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Infraestrutura Aeroportuária).

Mapeamento

Em fevereiro, Viracopos já havia apresentado às autoridades de municípios vizinhos, que se encontram dentro da ASA (Área de Segurança Aeroportuária), um mapeamento com a identificação de pontos de atração de aves no entorno do aeroporto, para que esses munícipios implementem ações mitigadoras. A ASA abrange 20 Km a partir do centro geométrico da pista de pouso e decolagem.  

A equipe Segurança Operacional/SGSO da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos realiza durante o ano um trabalho de conscientização, ministrando palestras nas escolas do entorno do aeroporto sobre o perigo aviário, e se prontificou em levar essas palestras às comunidades de bairro do entorno do aeroporto, visando a conscientização da população local. “Esse evento foi um grande avanço para minimizar os riscos gerados pelo homem à aviação civil”, conclui a gerente.

Aeroporto Internacional de Viracopos

Rodovia Santos Dumont, km 66 - Campinas/SP - 13.052-901 - Tel: (19) 3725-5000

© 2013. Aeroportos Brasil. Todos os direitos reservados.