Português do BrasilEscolha o idioma
Aeroporto Internacional de Viracopos
Você está em: Home » Institucional » Imprensa »

01/10/2018 - Aeroporto de Viracopos realiza o 3º Simpósio de Segurança Operacional

O Aeroporto Internacional de Viracopos realizou nesta sexta-feira (28/09), o 3º Simpósio de Segurança Operacional de Viracopos com o objetivo de apresentar e debater temas sobre a segurança operacional, de uma forma integrada com os Órgãos e Organizações da Aviação Civil, visando reduzir e manter em um nível aceitável os riscos às operações.

O evento foi realizado pela Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeródromo campineiro, sob coordenação da Gerência de SGSO (Sistema de Gestão de Segurança Operacional) e da Diretoria de Operações do aeroporto. Neste ano, o Simpósio aconteceu na UniAzul, ao lado do aeroporto.

O Simpósio teve ao todo um painel, um debate e 3 palestras sobre tema relacionados à segurança operacional. O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, na abertura do evento, fez questão de destacar a importância do Simpósio para o aprimoramento da segurança operacional da aviação brasileira.

Já o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, destacou na abertura do evento que "a discussão dos problemas e das melhores práticas que ocorrem nesse setor trazem melhorias de processos e formação humana e, consequentemente, maior segurança para os passageiros". “Este tema é de extrema importância para garantir a eficiência da segurança operacional da aviação brasileira”, completou o diretor de Operações.

Na abertura do evento foi realizada a palestra ministrada pela assistente social e psicoterapeuta de grupo, Iraci Caetano, que falou sobre “Aspectos psicossociais do uso de sustâncias psicoativas”.

Em seguida, foi realizado o Painel “Impactos das inovações na Segurança Operacional da Aviação Civil”, que teve a participação do comandante Ivan Carvalho, diretor de Qualidade e Segurança Operacional da Azul Linhas Aéreas, do tenente-coronel Jorge Vargas, Chefe da Divisão de Coordenação e Controle do SDOP (Divisão de Coordenação e Controle do Subdepartamento de Operações) do DECEA; e de Tiago Pereira, superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).     

Ainda no período da manhã, foi realizado o debate, com abertura para perguntas e respostas, com a intermediação de Rodrigo Moser, especialista em Regulação Econômica de Aviação Civil da ANAC.

Após o almoço, o Simpósio reiniciou com a palestra intitulada “Alterações de características físicas para projetos de aeródromos”, realizada pelo Gerente Técnico de Projetos e Sistemas da ANAC, Marcos Eurich. 

A última palestra foi realizada pelo coordenador de Operações de Segurança de Viracopos, Valmir Andrade, que falou sobre “Estudo de caso para operações IFR com presença de obstáculos na Faixa Pista”,

Durante todo o evento, os participantes destacaram a importância da realização desse tipo de evento e ressaltaram que o desafio para manutenção da segurança operacional é diário e contínuo e a conscientização é fundamental para solidificar a cultura de segurança operacional.

O encerramento do Simpósio foi feito pela gerente de SGSO de Viracopos, Rosa Maria Brollo Fernandes, que fez um balanço positivo do evento e agradeceu todos os palestrantes e participantes. A gerente fez um agradecimento especial também à Azul Linhas Aéreas por ter colaborado para a realização do evento na UniAzul.

 

 

Aeroporto Internacional de Viracopos

Rodovia Santos Dumont, km 66 - Campinas/SP - 13.052-901 - Tel: (19) 3725-5000

© 2013. Aeroportos Brasil. Todos os direitos reservados.